CIOP E CODETER PARTICIPAM DE REUNIÕES PARA DEFINIR AÇÕES QUE PERMITAM A IMPLANTAÇÃO DO SUASA NO PONTAL DO PARANAPANEMA

Com o objetivo de discutir a continuidade das ações para a implantação do Sistema Único de Atenção à Sanidade Agropecuária – SUASA no Território Pontal do Paranapanema, representantes do Consórcio Intermunicipal do Oeste Paulista (CIOP) e do Colegiado de Desenvolvimento Territorial (CODETER) participaram, nesta quarta-feira (16/11/2016), de reuniões na cidade de São Paulo. As reuniões foram realizadas na Delegacia da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (SEAD) e na Superintendência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
O CODETER tem fomentado as discussões e ações para implantação do SUASA no Território Pontal do Paranapanema, tendo firmado parceria com o CIOP, sendo este o instrumento jurídico necessário para a adesão ao sistema e implantação do serviço de inspeção.
Grandes esforços têm sido realizados pelo CODETER e pelo CIOP, com apoio do SEAD (anterior MDA) e MAPA, para que o SUASA se torne realidade no território partindo do entendimento de que o SUASA representa uma ferramenta de inclusão, pois permite que os produtos de origem animal processados pela agricultura familiar e reforma agrária sejam inseridos no mercado formal, seja este local, regional ou nacional.
Como resultado da reunião, houve comprometimento do delegado da SEAD no sentido de atuar junto ao Governo Federal para a liberação da totalidade do recurso aprovado por meio de projeto apresentado pelo CIOP para o Programa de Infraestrutura e Serviços (PROINF), já aprovado, no montante de R$ 400.000,00, que visa adquirir veículos, móveis e equipamentos para implantação de 5 bases para realização do serviço de inspeção. Ainda, foram discutidas com o MAPA as ações práticas que ainda devem ser realizadas junto aos municípios do território para que se possa obter a adesão ao sistema. O referido projeto conta com apoio da Unoeste- Universidade de Presidente Prudente. Conclui-se que as reuniões foram muito produtivas, especialmente pelas informações obtidas e compromissos firmados entre os presentes no sentido de não medir esforços para concluir o processo de adesão ao SUASA no território Pontal do Paranapanema.
Participaram das reuniões o Presidente do CIOP, Enio Magro, as colaboradoras Ivani Pereira e Regina Cirilo Bulhões, a assessora do CODETER, Elisangela Viudes, ainda, representando a SEAD, estiveram presentes o Delegado, José Roberto Venerando, o Delegado Substituto, Manoel Dimas Tavares, e a assessora Catiane Melo, representando o MAPA participaram o Superintendente Francisco Sérgio Ferreira Jardim e a analista Andrea Figueiredo Procópio de Moura.