Narandiba e Unoeste renovam parcerias por mais quatro anos

Também são formuladas novas demandas como capacitação e manipulação de alimentos na merenda escolar.

Desde 2007 existe uma aproximação entre a administração municipal de Narandiba e a Unoeste, solidificada em 2009 pelo prefeito Enio Magro durante seus dois mandatos. Seu sucessor, o prefeito Itamar dos Santos Silva anuncia a renovação das parcerias por mais quatro anos e apresenta novas demandas junto à Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext). A universidade é concebida pelo poder público como uma grande aliada no desenvolvimento de políticas públicas em diferentes áreas.

Na manhã desta terça-feira (7), Silva enviou uma comitiva à Proext, liderada pelo ex-prefeito e atual coordenador municipal de Agricultura e Meio Ambiente Orácio Moreira da Silva, para tratar da renovação das parceiras e apresentar novas solicitações em reunião com o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão Dr. Adilson Eduardo Guelfi, e a coordenadora de ações extensivas gerais Cidinha Martines, juntamente com professores, coordenadores e direção dos cursos de Medicina Veterinária e de Nutrição.

A ex-coordenadora municipal de administração, agora vereadora, Ivani Aparecida de Souza Pereira afirma que Narandiba tem se beneficiado muito com as parcerias junto à Unoeste nas áreas de Agronomia com o projeto Integrar, da Odontologia com o Raposo Tavares; e na Medicina Veterinária com o Vet Social. Dentre outros projetos já previstos estão os de capacitação, higiene pessoal e manipulação de alimentos junto à merenda escolar, pelo curso de Nutrição; piscicultura, pela Zootecnia e Medicina Veterinária; além do mutirão de saúde, que envolve diversos cursos da área.

Conforme Ivani, as contribuições da universidade são várias, incluindo as publicações de notícias no site, que têm sido utilizadas para reforçar o encaminhamento de solicitações de recursos feitas aos governos estadual e federal. A diretora do curso de Medicina Veterinária Glaucia Prada Kanashiro entende que a boa relação com as equipes da prefeitura é a condição principal para que tudo venha dando certo. A coordenadora Rosa Maria Barilli Nogueira compartilha do mesmo pensamento.

O professor Vamilton Álvares Santarém entende que capacitar produtores rurais naquilo que eles já lidam, é uma forma de agregar valor e gerar renda, citando como exemplo a cadeia produtiva do gado leiteiro, mediante a produção de derivados do leite. Também do curso de Medicina Veterinária, Rondinelle Artur Simões Salomão se disponibiliza a contribuir com Neimar Nagano, da Zootecnia, para viabilizar a produção intensiva na área de piscicultura. Sugestões bem recebidas pela engenheira agrônoma Tamiris Lopes da Silva e pela médica veterinária Katia Caroline Venturin, ambas da prefeitura e egressas da Unoeste.

A coordenadora do curso de Nutrição, Marilda Moreira da Silva vê na atuação prevista para a merenda escolar a oportunidade de proporcionar significativa contribuição, envolvendo professores e alunos em estágio supervisionado. Para Guelfi, são muitas as possibilidades para as quais a universidade está aberta, envolvendo o ensino, a pesquisa e a extensão. Com o apoio da Reitoria, a Unoeste tem desenvolvido centenas de ações de responsabilidade social, incluindo as realizadas em Narandiba, todas com excelentes resultados.

Em nome do prefeito Silva, o coordenador Orácio Moreira da Silva afirma que a Unoeste mantém ampla e estreita relação com o município na formação de profissionais e na prestação de serviços, através da extensão, em diferentes áreas como a do Projeto Integrar, que rendeu pelo projeto Green Food Narandiba, o Prêmio Cidadania sem Fronteiras (2011), concedido pelo Instituto Cidadania Brasil, juntamente com a Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

O coordenador ressalta com o orgulho o fato de ser egresso da Unoeste, onde cursou Educação Artística para se tornar professor; e anuncia a assinatura das renovações das parceiras para o dia 31 de março em Narandiba, com todos os projetos, incluindo os novos, inseridos num programa guarda-chuva. Outro grande evento que já tem data marcada para acontecer na cidade é o Mutirão de Saúde, que acontece em 6 de maio.

Fonte:  Assessoria de Imprensa da Unoeste  Fotos: João Paulo Barbosa

Gestão 2017-2020